Como bloquear emails no exim/cpanel?

Como bloquear emails no exim/cpanel?

Se igual a mim você tem um sério e recorrente problema com SPAM por empresas enviando besteiras perguntando se você leu seu email anterior e que a “grande proposta” que eles fizeram antes ainda está disponível e bla bla bla..

Este tipo de SPAM é tão chato porque eles são tão insistente em obter resposta mas você simplesmente quer que eles desapareçam!!

Bem, agora você pode forçá-los a ir sumir para sempre, isto obviamente só funciona para empresas que estão enviando e-mails de seus próprios domínio em vez de contas do Gmail ou Hotmail genéricos, mas é muito eficaz já que nenhum e-mail desses domínios bloqueados não serão entregues a qualquer conta no seu servidor.

Eu pesquisei e encontrei alguns guias on-line mas foi realmente confuso, então eu pensei que eu iria criar o meu próprio guia detalhando como bloquear e-mails através de regras do Exim dentro do cPanel/WHM.

Siga o passo a passo abaixo:

 

Criando o arquivo de bloqueio

 

1.1- Crie o arquivo da blacklist (onde ficarão os domínios a serem bloqueados)
Obs: Você precisará de acesso ssh com permissões de root.

Adicione os domínios que deseja bloquear, sempre um por linha.

Obs: Sempre que adicionar um novo domínio na lista não se esqueça de reiniciar o Exim.

 

Configurando o Exim

 

Aqui é onde a mágica acontece, configuraremos o exim para capturar os domínios da lista criada acima e então ignorar todo e qualquer e-mail vindo dos domínios listados.

2.1 – Faça login em seu WHM , acesse Service Configuration >> Exim Configuration Manager e clique na aba Advanced Editor como mostra a imagem abaixo

Configuração Avançada do Exim

Primeiro campo: domainlist exim_blacklist
Segundo campo: lsearch;/etc/exim_blacklist

2.2 – Desça a página e procure por um botão grande e Azul que diz + Add additional configuration setting

2.3 – Ao clicar no botão 2 campos aparecerão, no primeiro campo você deverá inserir a lista criada e na segunda o local onde o Exim deverá pesquisar os domínios a serem bloqueados.

2.4 – Desça um pouco a página e procure por um campo (grande) que diz “Section: PREROUTERS”, na caixa de texto que há abaixo insira as seguintes linhas:

3.- Desça a página até o final e clique no botão “Save” para salvar as configurações do item 2 e reiniciar o Exim.

Você pode adicionar quantos domínios desejar no arquivo /etc/exim_blacklist desde que se respeite a condição de um domínio por linha.
Sempre que realizar alteração no arquivo lembre-se de reiniciar o Exim (como precaução).

——————————————————————————–

Nos logs do Exim (/var/log/exim_mainlog) sempre que um e-mail de determinado domínio (da blacklist) for bloqueado gerará um log semelhante ao abaixo:

Obs: Obviamente ocultei as informações de IPv4 e domínios.

CONCLUSÃO

Com a configuração acima todos os e-mails que correspondem aos domínios na lista serão ignorados, o remetente não vai saber, você não vai saber e você pode continuar o seu trabalho em total paz.

Comments are closed.